segunda-feira, 26 de março de 2012

Dona Maria, a Educação e o Piso



Dona Maria, a vizinha de um amigo, saiu cedo para comprar um pacote de café, além de verduras e legumes para preparar o almoço, como acontece todos os dias. Naquele momento, seus dois filhos, Ana Rita e Joãozinho, já se encontravam numa escola pública da cidade. Dona Maria insistia em dizer para os amigos que, quando criança, não pode estudar, pois tinha que trabalhar na lavoura para ajudar os pais dela.

- Quero que meus filhos façam o que eu não pude fazer. Quero que eles estudem, que se formem, que arranjem um bom emprego e se tornem gente na vida", dizia dona Maria, na sua forma simples e direta de ver as coisas.

A frase aparentemente comum desta senhora reflete muitas verdades. A primeira delas, sobre a importância da Educação na nossa vida. A escola tem uma importância muito grande para todos nós. É através do estudo formal nas escolas que a maioria da população tem acesso às letras, aprende a ler, a escrever, a resolver os cálculos matemáticos, dos mais simples aos mais complexos; adquire noções gerais de espaço, de tempo; aprende sobre a história da humanidade, sobre a geografia sócio-espacial; adquire noções sobre biologia, física, química, filosofia, sociologia, educação artística e educação física, além de iniciar o aprendizado em outras línguas. É um novo horizonte que se abre a cada dia na vida dos estudantes, não importa a idade que eles tenham.

Mas, a escola não apenas contribui para proporcionar aprendizado e conhecimentos, ela gera a interação entre os alunos, e entre estes e os profissionais da Educação, responsáveis pela produção do ensino que é realizado no espaço escolar. E a dona Maria, vizinha de um amigo, naquela passagem curta e objetiva, disse mais duas outras verdades: preparar o estudante para algum ofício, e para ser gente na vida. Talvez esta última parte da fala da dona Maria seja a mais importante: a escola pode preparar as pessoas para o chamado mercado de trabalho, isso acontece de fato. Mas a melhor preparação que uma escola pode dar é através da formação cidadã, da formação crítica de cada estudante.


Quando se aprende a ver o mundo de forma diferente, a desenvolver uma opinião crítica sobre as coisas que acontecem à nossa volta; ou a enxergar com outro olhar aquilo que tentam nos convencer pela TV ou pela rádio, significa que se adquiriu um valioso instrumental de análise e percepção das coisas, para toda a vida. Formar pessoas capazes de pensar a sua existência, individual e coletiva, de forma crítica, com independência no pensar, é proporcionar qualidade na formação destas pessoas. Este é o principal papel da escola.

Esse tipo de educação depende de profissionais preparados e devidamente valorizados e motivados. Quando a dona Maria matriculou seus filhos numa escola pública, ela esperava que aquela instituição oferecesse para os filhos dela o melhor em matéria de ensino. Mas, para que haja este ensino de qualidade, é necessário que o estado, ou seja, que os governos invistam parte expressiva do dinheiro público na valorização dos profissionais da Educação. Para isso a lei federal determinou que houvesse o pagamento de um piso salarial nacional para os educadores. O piso é a parte mínima, inicial, que, acrescida de gratificações e vantagens que o profissional adquire na sua carreira, poderia atender as necessidades básicas de sobrevivência deste profissional da educação.

Mas, dona Maria não sabe que na escola onde seus filhos estudam muitos professores abandonaram a carreira, pois encontraram outra atividade fora da Educação com remuneração bem mais atraente. Ela também não sabe que os outros professores, que decidiram permanecer na Educação, encontram-se desmotivados, pois o governo do estado de Minas não paga o piso salarial que é lei federal, e além disso alterou a carreira dos profissionais da Educação, provocando grandes perdas para estes servidores.

A Constituição Federal assegura que os filhos da dona Maria têm direito ao ensino público gratuito, universal e de qualidade. Esta mesma constituição considera que, para atingir este objetivo, é preciso valorizar o trabalho dos educadores, e o pagamento do piso salarial é um dos instrumentos para que isso aconteça.

Ao não pagar o piso, o governante - seja ele federal, estadual ou municipal - está contrariando, desobedecendo a legislação federal. Além disso, ao não pagar o piso corretamente na carreira, como manda a lei, os governos contribuem para destruir a carreira do magistério e a própria escola pública. E como consequência disso, ajudam a destruir o sonho da dona Maria e dos seus dois filhos, e de muitas outras Marias, Anas e Joãozinhos.

Por isso, é importante que os educadores, com o apoio da dona Maria, dos seus vizinhos e filhos se juntem numa luta comum pela Educação pública de qualidade para todos, com a valorização dos profissionais da Educação, exigindo do governo do estado (ou federal, ou municipal), o correto cumprimento da Lei do Piso.

Pergunta-se: o que se pode fazer para que a lei seja cumprida? Por que será que os governos não investem na Educação e nos educadores? O que a comunidade pode e deve fazer para exigir os seus direitos, como: Educação pública de qualidade, Saúde pública decente, moradia digna, segurança, lazer, entre outros?


11 comentários:

  1. Acredito na força da Internet, na força das redes sociais, como coadjuvantes na nossa luta por uma educação Pública de qualidade, com profissionais motivados e reconhecidos, com salários dignos, alunos conscientes!!! Parabenizo por mais esse Blog, que nasce no intuito de de juntar à alguns outros nessa luta que é de todos nós: funcionários, alunos e sociedade. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Isso ai populaçÃO precisa saber da realidade e não ser mais enganada!Bjs força e fé quem sabe faz a hora.E a luta só começou.Abraços fraterno.

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=673zYtoWM_Y

    Sejam bem vindos!

    VAMOS LÁ MINAS GERAIS.

    ResponderExcluir
  4. Já sou fã deste como do outro; boa sorte a todos nós e força na luta.

    ResponderExcluir
  5. E aí meus camaradas,

    http://www.youtube.com/watch?v=YTvHd9i9B4c&feature=related

    E AÍ MINAS GERAIS???

    ResponderExcluir
  6. Para refletir:

    http://www.youtube.com/watch?v=pEZrHPo_3I0&feature=related

    E AÍ MINAS GERAIS???

    ResponderExcluir
  7. Ouro Preto paga piso nacional do professor
    2012-03-25 19:33

    Na última quinta-feira (22), a Prefeitura de Ouro Preto garantiu, em acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouro Preto – Sindsfop, o pagamento do piso nacional para os professores e anunciou reajuste acima da inflação para várias categorias, para além do aumento geral. Diferentemente da grande maioria dos Estados e municípios do país, a proposta de Ouro Preto ainda prevê, além do reajuste, a manutenção de gratificações que não compõem o salário, como vale-transporte e vale-alimentação, assim, os professores ganharão bem mais que o piso nacional.
    O anúncio foi realizado pelo prefeito Angelo Oswaldo e o vice, Dr. Dimas, junto a membros da equipe e os vereadores Crovymara Batalha e Júlio Pimenta, perante servidores da Educação e representantes do Sindsfop, no auditório do Gabinete. A proposta acordada garante reajuste de 10% para várias categorias, sendo 6,5% relativos à inflação no período e mais 3,5% de ganho real acima da inflação. Foi também criada a gratificação de plantão e de risco para guardas municipais e fiscais de obras.
    Angelo Oswaldo e Dr. Dimas agradeceram o esforço dos secretários de Educação, Júlio Cesar de Oliveira, e da Fazenda, Planejamento e Gestão, Huaman Xavier Pinto Coelho, e ressaltaram o papel do Sindsfop nas negociações em prol da valorização dos servidores. Angelo enfatizou o compromisso de seu governo com a educação e o papel dos funcionários.
    O secretário Júlio Cesar e as diretoras do Sindsfop, Aparecida Peixoto e Silvânia Assis, disseram estar emocionados com o atual momento, pela valorização dos professores e o esforço da Prefeitura para assegurar o aumento. “É um momento impar. O Sindicato consegue exercer seu papel quando a Administração está aberta ao diálogo e o servidor sai valorizado”, ressalta Aparecida Peixoto.
    O projeto de Lei segue para a Câmara de Vereadores. Deve ser votado pelo Legislativo em reunião extraordinária, adotando o piso inicial de R$1.450,90, referente à jornada de 40 horas semanais, para o professorado municipal, que cumpre 30 horas.

    Ler mais: http://www.bmnoticias.com/news/ouro-preto-paga-piso-nacional-do-professor/

    Um ótimo sinal, um aqui, outro ali, todos chegarão ao PISO.

    RESISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA É A AÇÃO NECESSÁRIA.

    ResponderExcluir
  8. Companheiros, e aí, qual melhor local para o encontro do NDG? Sou de Santos Dumont, mas onde marcar,tô indo! Força para o nosso blog e para toda a categoria que não desiste e que se Deus quiser vai fazer toda a MG tremer. Abraços e até.........

    ResponderExcluir
  9. Professores AVANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. PROFESSORES AVANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. todas as formas de luta são válidas.... devemos manter esse blog como o local de debate na nossa luta contra os afundadores de Minas, ou seja, o governo e seus capangas.
    Parabens e a luta continua.

    Gilberto Amorim- Alto Rio Doce

    ResponderExcluir